As datas mais importantes da literatura infantil estão em abril, dando a este mês um significado especial.
O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado em 2 de abril. A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Hans Christian Andersen, em 1805, o escritor dinamarquês considerado o primeiro autor a criar histórias originais especialmente para crianças. E como ele escreveu. Estima-se que tenha concebido mais de 150 histórias, entre elas, O Patinho Feio, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei e A Polegarzinha.
Monteiro Lobato é o autor homenageado pelos brasileiros na comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil em 18 de abril, data do seu nascimento, no ano de 1882. O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, registrando o nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil.
O escritor está vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro e contribuiu com obras célebres para o público adulto e deixou enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros foi dedicada às crianças. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros.